Foto: Estância das oliveiras - Viamão
O Estância das Oliveiras no Cais Embarcadero é o lugar do Azeite em Porto Alegre.
Neste espaço tudo remete ao azeite e a OLIVICULTURA. Este é um projeto com uma tipologia diferenciada, pois é muito mais do que uma arquitetura comercial. No lugar, além de ter azeite para comprar, será um local de degustação e aprendizado.
Ensinar faz parte do DNA dos proprietários, a família Goelzer, que é conhecida há várias décadas por receber, ensinar, e divertir milhares de crianças e adultos no Quinta da Estância. Essa filosofia é encontrada também na produção do azeite Estância das Oliveiras, azeites que arrebatam os melhores prêmios nos principais concursos do mundo.
O azeite, que é um alimento que também é considerado um remédio, inspira cada detalhe do projeto.
Sobre a arquitetura, podemos dizer que se trata de arquitetura comercial, mas prefiro classificar como arquitetura gastronômica já que, além do comercio de azeite, será possível fazer a degustação dos vários tipos de azeites e com uma pequena gastronomia para acompanhar. Teremos sorvete de azeite, petiscos criados especialmente para o Estância das Oliveiras, uma pequena carta de vinhos, com rótulos especialmente escolhidos para a harmonização.
A sustentabilidade
A construção foi feita em estrutura metálica sobre um radier de concreto revestida por fora com madeira de reflorestamento e por dentro com gesso acartonado. No deck temos peitoris feitos de galhos de oliveiras oriundos da poda anual. O próprio forro será com este material. A madeira da Oliveira é extremamente dura e para podermos parafusar foi necessário o uso de furadeiras para facilitar a execução.
A sustentabilidade é uma constante em todas as etapas desta arquitetura que foi feita com o objetivo de harmonizar a obra com a elegância que o azeite transmite.
O projeto é do Escritório de Arquitetura @eniovivian que transformará um pedaço do lugar icônico, Cais Embarcadero que revitalizou a auto estima de Porto Alegre, em um pedaço do Mediterrâneo na Capital!
Parabéns Família Goelzer e Enio.