Um grupo de investigadores coordenado pelo Instituto Andaluz de Investigação e Formação Agrícola, Pesqueira, Alimentar e de Produção Biológica (Ifapa) conseguiu detectar 173 novas variedades de oliveira após uma campanha de busca e recuperação de variedades minoritárias a nível nacional, o que aumenta o número de variedades detectadas em Espanha em 68%, para 427.
Este aumento significativo do germoplasma da oliveira cultivada na Espanha permite aprofundar o conhecimento sobre a sua diversidade e estrutura genética. Neste sentido, foi identificado um novo foco de diversidade nas regiões de La Rioja e Aragón e foi corroborada a clara separação entre o germoplasma do sul e do norte-nordeste da Espanha, com um nível de mistura significativamente elevado no região do Levante e das Ilhas Baleares.
A recuperação de variedades locais, algumas adaptadas a condições ambientais particulares, pode ser crucial na procura de características agronômicas e oleotécnicas de interesse para enfrentar novos desafios climáticos, tecnológicos ou de mercado em cenários futuros.
Especificamente, durante esta campanha de detecção, foram recolhidas um total de 645 amostras de diferentes regiões olivícolas de todo o país. Após o processamento destas amostras e a sua posterior identificação através de um conjunto de marcadores moleculares, as novas variedades foram incluídas no Banco Mundial de Germoplasma Oleícola da Junta de Andalucía de Córdoba (BGMO-ESP046), o que garante a sua salvaguarda e conservação.
Espanha, líder mundial em número de oliveiras cultivadas, possui uma importante diversidade genética que até agora era representada pelas 254 variedades nacionais catalogadas. No entanto, sabia-se que este número subestimava a realidade, razão pela qual foi lançada esta campanha de busca e recuperação de variedades minoritárias, coordenada por uma equipa de investigadores do centro Ifapa Alameda del Obispo (Córdoba).
Participaram na campanha investigadores do referido instituto vinculado ao Departamento de Agricultura, Pescas, Água e Desenvolvimento Rural do Governo da Andaluzia, bem como do Instituto Valenciano de Investigação Agrária (IVIA), do Instituto de Investigação Agroalimentar e Tecnologia da Catalunha (IRTA), do Governo de La Rioja, do Centro de Investigação e Tecnologia Agroalimentar de Aragão (CITA), da Universidade de Saragoça e do Instituto de Agricultura Sustentável do CSIC (IAS-CSIC) .
Recuperação de variedades locais de olival
A nova olivicultura aposta cada vez mais na plantação de algumas variedades de oliveiras mais adaptadas aos modernos sistemas de gestão da cultura. Esta tendência leva à exclusão de variedades locais e tradicionais pouco conhecidas, que são relegadas a um nível testemunhal ou ao seu desaparecimento no que é conhecido como efeito de erosão genética.
Para evitar esta perda de património genético, o Banco Mundial de Germoplasma de Oliveiras localizado no centro Ifapa Alameda del Obispo (Córdoba) trabalha na recuperação, conservação e estudo das diferentes variedades de oliveiras conhecidas. Seu objetivo é contribuir com a preservação e estudo desse patrimônio para o melhoramento das lavouras e garantir a segurança alimentar e nutricional.
Estas instalações científicas da Junta de Andalucía mantêm atualmente mais de 1.200 acessos de 29 países e são os únicos que identificaram todas as árvores da sua coleção, o que foi possível graças ao desenvolvimento de um conjunto de marcadores de última geração.
O Banco Mundial de Germoplasma Oleícola de Córdoba também possui uma cópia de segurança nas instalações do centro Ifapa Venta del Llano (Jaén) para garantir a conservação do germoplasma em caso de qualquer evento ambiental imprevisto, pragas ou doenças. Este património genético inclui também populações verdadeiramente selvagens (oliveiras) encontradas em habitats naturais sob pouca ou nenhuma influência antropogênica que poderão representar uma fonte adicional de variabilidade genética no futuro.
Conheça as variedades, na tabela abaixo:
Veja o trabalho na integra https://doi.org/10.3389/fpls.2023.1267601
Referência : Gómez-Galvez, FJ, coordenado por Belaj, A. Novos insights no pool genético espanhol da azeitona (Olea europaea L.) preservado ex situ e in situ com base em marcadores moleculares de alto rendimento. Fronteiras . https://doi.org/10.3389/fpls.2023.1267601