Foi lançado o curso de Produção Integrada de Oliveira voltado à produtores, agrônomos, técnicos, estudantes e outros interessados na cultura da oliveira.
Esta curso é para a certificação de olivais e das indústrias que estão adequadas ao sistema de produção integrada, onde o Responsável Técnico (RT) é responsável pelo olival ou pela indústria ou por ambos e Auditor fará a auditagem e gerará a certificação do olival e do azeite. O azeite que estiver certificado, ele poderá ter no rotulo dois selos, um de produção integrada e outro do INMETRO. O sistema é acreditado pelo INMETRO a partir de uma normativa para todos os sistemas de produção integrada.
Para a certificação de Auditor é necessário comprovar a formação em Agronomia ou Técnico Agrícola com registro no respectivo Conselho de Classe.
Estudantes também podem participar, desde que estejam em fase de conclusão de curso, no entanto, o certificado como RT e Auditor será fornecido após a obtenção do registro profissional.
De acordo com o Auditor do Mapa, Eng. Agrônomo Ricardo Furtado o objetivo é compreender e aplicar aspectos de gestão da propriedade e/ou da planta industrial em atendimento às normativas vigentes da Produção Integrada de Oliveiras. Também visa adotar e aplicar as boas práticas agropecuárias preconizadas pela Produção Integrada (PI) para a cultura da oliveira para que se tornem Responsáveis Técnicos e Auditores em Produção Integrada de Oliveiras nas áreas de Campo e Indústria.” Analisando também a importância e o contexto atual da olivicultura no Brasil, destaca.
O curso será realizado de forma on-line entre os dias 04/01 a 31/03/2022. A carga horária é de 40 horas, com oportunidade de visita técnica presencial em Bagé/RS nos dias 16 e 17/03/2022, que deve ser sinalizada no momento da inscrição destacando que participará da visita técnica presencial.
Período de inscrições
De 23/12 à 31/01/2022
pelo site https://www.embrapa.br/e-campo/producao-integrada-de-oliveira
Para informações entre em contato via e-mail: clima-temperado.eventos@embrapa.br
Conteúdo e distribuição do curso
Módulo I: A olivicultura no Brasil e sua importância econômica, social e ambiental
Módulo II: Marco Legal da Produção Integrada
Módulo III: Boas Práticas Agrícolas e manejo de solo, pragas e doenças
Módulo IV: Boas Práticas de colheita e processamento de azeitona para elaboração de azeite
Módulo V – Áreas Temáticas, Rastreabilidade, Planejamento ambiental e Organização dos produtores
Módulo VI – Visita técnica acompanhada ao Olival e Lagar (opcional)
Investimento
R$ 180,00 para público em geral R$ 200,00 para interessados em obter a certificação como Responsável Técnico ou Auditor**
Este curso é uma organização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, EMBRAPA e CERTIFICA – Instituto de Qualidade