Já estão abertas as inscrições para o maior e mais importante concurso do Prêmio de Qualidade Mario Solinas 2023, e encerram no dia 14 de fevereiro de 2023.
O Conselho Internacional do Azeite (COI) anuncia o concurso do Prêmio de Qualidade Mario Solinas para os melhores azeites de oliva extravirgem.
Podem participar deste prêmio empresas de países membros e não membros do COI, que devem enviar suas amostras até dia 14 de fevereiro de 2023.
Com este prêmio, o COI quer homenagear o falecido Mario Solinas, importante personalidade no campo da pesquisa, trabalhando em estreita colaboração com esta organização internacional para padronizar critérios de qualidade do azeite de oliva extravirgem.
O Prêmio de Qualidade Mario Solinas é uma competição internacional, institucional e sem fins lucrativos. Realizado anualmente desde a safra 2000-2001, tem como objetivo estimular produtores, associações de produtores e embaladores a comercializar azeites extravirgem com características organolépticas harmoniosas e estimular o consumidor a reconhecer e apreciar os atributos sensoriais desses azeites.
Uma recompensa ao trabalho árduo no campo, e para os consumidores a oportunidade de descobrir toda a gama de sabores e aromas que os azeites têm para oferecer.
Envio para:
Secretaria Executiva do COI
Calle Príncipe de Vergara, 154
Madri
Confira os premiados de 2022
Categoria frutado verde robusto
O primeiro prêmio foi para a Oleícola San Francisco SL (Baeza) e o segundo para a SCA San Vicente de Mogón (Villacarrillo), enquanto o terceiro prêmio foi para Uljara Vodnjan de Pula, Croácia.
Categoria frutado verde médio, a medalha de ouro foi para Olivarera Nuestra Señora de Guadalupe (Baena, Espanha); a medalha de prata para Aceites García de la Cruz (Madrilejos, Espanha); e a medalha de bronze para a Murtigâo Sociedade Agrícola, SA (Ferreira do Alentejo, Portugal).
Categoria frutado verde delicado, as três medalhas foram para a Tunísia: ouro para a empresa CHO (Sfax), prata para a empresa Biolive (Zaghouane) e bronze para a Tunisian American Olive Oil Company (El Kef).
Categoria frutado maduro, a medalha de ouro foi para Sabino Leone, (Canosa de Puglia, Itália), a medalha de prata para Société Agricole Nour El Ain (Sfax, Tunísia) e a medalha de bronze para Domaine Fendri (Sfax, Tunísia).
Categoria de pequenos produtores, a medalha de ouro foi concedida à Société Rajhi Ferjani des Industries Alimentaires (Bouargoub, Nabeul, Tunísia), enquanto o segundo prêmio foi para SARL Moulin Oltremonti (Linguizzetta, França) e o terceiro para Simply Spanish Product SL (Madri, Espanha).
Categoria embaladora, Hispania Food Company XXI de Carcabuey (Córdoba, Espanha) levou o ouro, Almazara de Muela de Priego de Córdoba (Espanha) levou a prata e Olivarera San José de Lora de Estepa (Sevilha, Espanha) levou o bronze.
Na categoria Hemisfério Sul, a medalha de ouro foi concedida ao Mistol Premium da Agropecuaria el Mistol SA (San Juan, Argentina).
Fonte: COI
Veja as regras de envio das amostras CLICANDO AQUI.